sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Novo incêndio destrói parte do centro comercial de Laranjal do Jari






WALDEZ GÓES ESTEVE NO LOCAL PARA PRESTAR SOLIDARIEDADE E GARANTIR APOIO ÀS VÍTIMAS DO SINISTRO



FOTOS: O PARANÁ (JVJ)

Em menos de dois meses a cidade de Laranjal do Jari sofre o segundo incêndio. O local atingido desta vez foi a Rua da Usina, no centro comercial. A área destruída fica apenas a alguns metros de distância do anterior. Informações preliminares dão conta de que não existem feridos. Localizados numa área comercial, a maior parte dos prédios destruídos são estabelecimentos como bares, restaurantes e lojas.

O sinistro ocorreu logo após a meia-noite. Até agora ainda se sabe as causas do sinistro. O fogo não se alastrou imediatamente e os próprios moradores se uniram de forma solidária para controlar o sinistro. Por outro lado, manteve-se a tradição abominável de saques a comércios e pequenos furtos.

A reportagem do Jornal Vale do Jari esteve no local e constatou que o fogo só foi controlado de forma mais rápida porque uma empresa da região disponibilizou uma bomba de alta potência para reduzir as chamas.

O governador Wadez Góes viajou na madrugada desta sexta-feira, 25, ao município de Laranjal do Jari, para acompanhar os trabalhos da Defesa Civil e de assistência social às vítimas do incêndio ocorrido no município, no início da madrugada, que atingiu cerca de 30 casas na Rua da Usina, no bairro Malvinas.

Durante reunião com os moradores, Waldez explicou as providências já tomadas pelo Governo do Estado e assegurou que as vítimas receberão toda a assistência necessária. Segundo o governador, a reconstrução das casas parcialmente destruídas começa já na segunda-feira, 28/12.

Cerca de 30 casas foram atingidas pelo incêndio. Segundo dados da Coordenação da Defesa Civil, o total de vítimas chega a aproximadamente 140 pessoas. No início da tarde foi iniciado o trabalho de perícia, para tentar identificar as causas do incêndio.

O fogo, iniciado pouco depois da meia-noite, foi controlado por volta de 2h30, segundo informações do Coronel Duarte, coordenador estadual da Defesa Civil. Ele explicou que o trabalho de combate foi realizado por equipes e equipamentos do Corpo de Bombeiros do Estado e da empresa Cadam.

Cinco famílias estão abrigadas na Escola Municipal João Queiroga, situada próxima ao local do incêndio. As demais famílias que tiveram as casas atingidas encontram-se alojadas provisoriamente nas casas de parentes e amigos.

Funcionários da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) já estão no município, fazendo o cadastramento das famílias vitimadas, para que possam receber atendimento, através da doação de Auxílio-Alimentação, Auxílio-Vestuário e de kits formados por redes, mosquiteiros e lençóis. Todos os materiais já estão disponíveis no município e novas remessas serão enviadas pela SIMS, conforme as necessidades detectadas durante o cadastramento, feito em conjunto com técnicos da assistência social do município.


(IVAN LOPES)

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/GEA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário