domingo, 8 de agosto de 2010

Secretaria de Educação de Laranjal investe em infra-estrutura, capacitação, salários e planejamento



CLEINEIDE BATISTA
| Secretária Municipal de Educação de Laranjal do Jari

Visando melhorar o processo-ensino aprendizagem, as condições de trabalho e a auto-estima dos profissionais da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto realizou diversos investimentos em 2009. O primeiro deles consistiu nas reformas, ampliações, locações e adaptações dos prédios escolares para atender o Ensino Fundamental de 9 anos, visto que em apenas um ano a clientela passou de 5 mil para aproximadamente 7 mil alunos.
A implantação do Ensino Fundamental de nove anos em 2010 foi uma exigência do MEC (Ministério da Educação e Cultura), que foi cumprida obedecendo todos os direcionamentos solicitados pelo órgão federal. Vale ressaltar que o município teve destaque no processo de implantação, sendo mencionado em encontro com avaliadores do MEC com destaque pela forma organizada e sistematizada que vem implantando o sistema, apesar do curto espaço de tempo (seis meses).
O aumento repentino do número de estudantes exigiu da administração municipal habilidade para fazer as adequações necessárias, pois a Secretaria de Educação e a Prefeitura de Laranjal teve que investir em novos espaços para salas de aula, comprou novos equipamentos e móveis e contratou novos profissionais aprovados nos concursos públicos para atender a demanda provocada pelos novos alunos no primeiro ano.
As Escolas Municipais Raimunda Capiberibe, Tereza Teles, Santa Maria Menina, Santa Lúcia, Terezinha Queiroga e Vinha de Luz tiveram que passar por reformas, ampliações, adaptações e algumas recebeu anexos para atender os estudantes. O prédio da Secretaria Municipal de Educação – SEMECD, também passou por uma grande reforma e a sua ampliação está sendo realizada objetivando oferecer espaços para os funcionários desenvolverem seus trabalhos a contento. A segunda etapa da construção inclui um importante espaço para reuniões, sendo uma das antigas reivindicações dos professores, técnicos em educação e da própria Secretária de Educação, Profª. MSc. Cleineide Moreira Batista.
Questionada sobre a construção de um novo prédio para a Escola municipal Nazaré Mineiro, Cleineide afirmou que a obra já foi licitada e será iniciada em julho de 2010, resultado da emenda da Deputada Dalva Figueiredo com contrapartida do município. Desde a sua criação, aquele estabelecimento de ensino funciona de forma precária em um prédio emprestado pela Associação do Assentamento Maria de Nazaré Mineiro, na periferia do município laranjalense.
A Secretária também informou que a SEMECD fez a aquisição do prédio localizado na Avenida Cultura (na quadra da Escola Nazaré Rodrigues) junto ao Governo do Estado para reforma e implantação da Biblioteca Municipal e Núcleo Tecnológico Educacional. O início da reforma e ampliação está previsto para agosto próximo.
Cleineide também disse que existem projetos de duas escolas nos bairros Loteamento Sarney e Cajari. Os prédios serão construídos de acordo com o projeto padrão do FNDE de seis salas para atender a emenda do Deputado Evandro Milhomem, com contrapartida do município. “O projeto encontra-se em fase de elaboração e ainda não há previsão de liberação do recurso”, descreveu.
Dentro do Plano de Ações Articuladas (PAR) - SISTEMA INTEGRADO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E FINANÇAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (SIMEC), a SEMECD realizou a solicitação de recursos para a construção de três escolas e uma creche no meio urbano e quatro escolas no meio rural ainda em 2010. Em 2011, a solicitação foi de três escolas e uma creche no meio urbano. Também foi realizado o pedido de recurso para aquisição de ônibus escolares através do Programa Caminho da Escola.
Além dos investimentos em prédios, mobílias e equipamentos, a Prefeita Euricelia Cardoso manteve os cursos de capacitação em 2010, prova disso foi a realização da Semana pedagógica ocorrida no início do ano letivo, na escola Mineko Hayashida. O evento contou com a participação dos professores, técnicos e funcionários da rede municipal de ensino, os quais puderam construir ativamente e de forma democrática, a proposta de currículo para as escolas, de acordo com as peculiaridades do município de Laranjal do Jari.

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