domingo, 8 de agosto de 2010

Fundação Orsa apóia Instituto Menina Mulher e reforça apoio em defesa dos jovens do Vale do Jari


Ao participar da inauguração do novo prédio do Instituto Menina Mulher, localizado na Rua Rio Jari, próximo ao Quartel da Polícia Militar, em Laranjal do Jari (AP), Jorge Rafael Barbosa Almeida, analista de desenvolvimento técnico da Fundação Orsa, reiterou que é sempre uma satisfação para fazer parte de um projeto em defesa dos direitos da adolescente grávida e das crianças em situação de gravidez e de risco. “É uma causa nobre e tem mais legitimidade quando é defendida por lideranças da comunidade trazendo junto os parceiros, conselho da Criança e do Adolescente, Secretaria de Ação Social e a Fundação Orsa”, destacou Rafael.
O Instituto Menina Mulher foi criado há cinco anos e desenvolve no município laranjalense atividades de apoio às mulheres a partir dos 12 anos de idade. A instituição realiza ações e projetos de acordo com a faixa etária, situação sócio-econômica e de risco das participantes. Já a Fundação Orsa ajuda na organização do Instituto oferecendo treinamento, buscando recursos e trazendo novos parceiros, sendo que o mais recente deles é a Mantec.
A Fundação Orsa é uma empresa social do Grupo Orsa sem fins lucrativos que desenvolve programas e projetos nas áreas de educação, saúde, garantia de direitos humanos, meio ambiente, cultura e geração de emprego e renda. Está alinhada com a filosofia da organização, que incorpora modelos de atuação baseados no conceito internacional dos 3Ps (people-pessoas, profit-lucro e planet-planeta), incorporando modelos de ação economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos.
De acordo com Rafael Almeida, a Orsa tem três linhas de trabalho. Uma delas é de incentivo a organizações sociais que se comprometem com a defesa dos direitos da sociedade, especialmente dos jovens, mulher, idosos, adolescente grávida e trabalhos envolvendo esporte e cultura. “Nosso papel é incentivar lideranças e organizações que queiram fazer um trabalho concreto e o Instituto Menina Mulher é uma associação que de fato existe e trabalha seriamente em Laranjal do Jari”, declarou.
A segunda linha de atuação da Orsa é a preparação profissional dos jovens para o mercado de trabalho. “Temos alguns programas que oferecem treinamentos para os jovens em diferentes áreas como informática, elétrica, mecânica e são contratados por empresas na região na condição de aprendiz”, descreve. A terceira llinha é voltada para o fomento da economia local, que é o trabalho voltado para a geração de renda, incentivo a agricultura e artesanato nas comunidades urbanas e rurais.
Dentre os vários projetos desenvolvidos pela Fundação Orsa no Vale do Jari visando a geração de emprego e renda, vale destacar o COOPNHARIN - Cooperativa de Artefatos Naturais do Rio das Castanhas, que é formada por jovens marceneiros que, desde 2005, transformam a arte da marcenaria em protagonismo e empreendedorismo no Vale do Jari.
Os jovens trabalham com a madeira fornecida pela Orsa Florestal e oriunda de área de manejo certificado pelo FSC (Forest Stewardship Council), transformado-a em objetos decorativos, utilitários e pisos para jardins e piscinas – garden tiles. As peças, produzidas de forma ecologicamente correta, já percorreram países como Bélgica, China e Holanda.
Todos os jovens da cooperativa são qualificados profissionalmente, atendendo a padrões de qualidade de grandes empresas, tendo a garantia de venda no mercado nacional e internacional, e provando que é possível gerar emprego em renda com a floresta em pé.
Em 2009, com a parceria com a Tramontina para confeccionar fruteiras, possuem garantia de pedidos de 5000 peças/mês. O primeiro lote entregue foi de 1,5 mil peças, atendendo ao padrão de qualidade da empresa.
Com um fechamento muito positivo no final de 2009, tiveram um aumento de mais de 300% nas receitas a receber no segundo semestre, com o salário por cooperado de mais de 2 salários mínimos/ mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário