domingo, 8 de agosto de 2010

Projeto do Grupo Mandara é aprovado pelo Ministério da Cultura








GRUPO MANDARA | algumas apresentações durante a sua existência

O próximo passo do Mandara será arrecadar recursos de patrocinadores que serão beneficiados com os incentivos fiscais concedidos através da Lei Rouanet

O Projeto intitulado “Vem dançar com Mandara” foi aprovado pelo Ministério da Cultura (MINC) conforme o Diário Oficial da União de 1º de fevereiro de 2010. O reconhecimento do MINC garante que os patrocinadores do Mandara, sejam pessoas físicas ou empresas, recebam substanciais incentivos fiscais com abatimento no Imposto de Renda. O benefício é garantido através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23/12/1991), conhecida também por Lei Rouanet.
Criado há quase três anos, o Grupo Mandara destaca-se na região pelas belíssimas apresentações e principalmente pelo trabalho voluntário desenvolvido na região do Vale do Jari, especialmente em Laranjal do Jari, onde estreou exatamente no dia 12 de outubro de 2007 na Praça do Terminal Rodoviário, no evento alusivo ao dia das Crianças denominado “LARANJAL DA COR DOS NOSSOS SONHOS”, com a coreografia “MANDARA AO SOM DA XUXA”. Desde então, o Mandara realizou centenas de apresentações nos mais diversos locais, desde escolas de pequeno porte até grandiosos eventos realizados na região do Jari.
Liderado pela Professora Fernanda Zeferino, atualmente o grupo é composto por um elenco de 12 dançarinos. São eles: Celleny, Michelle, Josy, Neudo, Frank, Rafael, Bruno, Rayanne, Érika, Sandy e Tina, que apresentam danças no estilo Infantil, Hip Hop, Salsa Estilizada, Jazz, Contemporâneo, Country, Axé e Dança Teatral.
Durante a sua existência, o Mandara também contou com algumas oficinas e intercâmbios culturais, dentre eles HIP HOP, com RAY SANTOS (renomado profissional de Hip Hop, dançarino e coreógrafo de Santos-SP), que veio ao Vale do Jari pra realizar oficinas e coreografou o grupo (coreografia: “ZONA BLACK”), em julho de 2009 com o apoio da Fundação Orsa.
Em março/10, o grupo Mandara participou de mais uma qualificação, desta vez os integrantes participaram do curso de DANÇA MODERNA E DANÇAS CIRCULARES. O curso foi ministrado pela professora Marilene (grande profissional de Educação Física, dançarina e coreógrafa de Belém-PA). O curso foi realizado em Macapá na SEDEL (Secretaria de Desporto de Lazer do Amapá).
Em abril de 2010 o grupo participou das aulas de Balé Clássico e Contemporâneo com o professor, dançarino e coreógrafo da Cia. de Dança Princesa Isabel de Macapá, JOSENILDO JÚNIOR, o qual veio à Laranjal do Jari para ministrar oficinas e também auxiliou na coreografia “FIBRA DE UM POVO”, na Ação Social com o apoio da Prefeitura de Laranjal do Jari.
Dentre os projetos sociais destacam-se o “VEM DANÇAR COM MANDARA”, que foi aprovado pelo Ministério da Cultura e beneficiado pelo PRONAC (Programa Nacional de Apoio a Cultura) no Valor: R$ 229.356,00. Este valor deverá ser patrocinado pelo setor privado que ao fazer a doação do total ou de parte dos recursos, terá como contrapartida a garantia de incentivos fiscais com abatimento do Imposto de Renda, seja pessoa física ou jurídica.
De acordo com a professora Fernanda, esse projeto será desenvolvido com crianças localizadas em áreas de risco as quais passarão por uma completa formação que envolve aulas de dança e serão assistidas com alimentação, uniformes e figurinos. Como foi aprovado pela Lei Rouanet, o projeto só poderá ser iniciado quando houver a captação mínima de 20% do total aprovado. “Estamos na fase da captação de recursos, mas ainda não há patrocinadores. Temos a esperança de contar com o apoio das empresas da região, pois além dos benefícios fiscais que serão concedidos, essas empresas serão amplamente divulgadas”, avisa.
Um segundo projeto do Mandara está sendo avaliado pelo MINC denominado “MANDARA NA CARAVANA DA ALEGRIA”, com orçamento de R$ 17.831,00. Este projeto está sendo especialmente elaborado para concorrer no edital AMAZÔNIA LEGAL, do programa MAIS CULTURA – Minc. Se aprovado, serão realizados dois espetáculos em Laranjal do Jari, sendo um na área de terra firme e outro na parte baixa da cidade. Para se manter, o Mandara faz animações de festas, mas a maioria das suas participações são voluntárias e beneficentes, não contando ainda com o apoio que merece e necessita tanto por parte das empresas privadas quanto do setor público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário