quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Moradores de Laranjal e Vitória do Jari poderão passar Natal e Réveillon na escuridão

Mais uma promessa do governador do Estado do Amapá, Pedro Paulo Dias de Carvalho, foi descumprida. Poucos meses antes das eleições, o então governador e candidato ao governo do Estado amapaense, em uma solenidade realizada na Praça Dasteca para assinatura de convênios, prometeu que nunca mais a população dos municípios de Vitória e Laranjal do Jari sofreria com os racionamentos de energia elétrica, pois a capacidade energética produzida pelos geradores adquiridos pela CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá) seria duplicada. Os racionamentos que já vinham ocorrendo desde o ano passado, apenas deram uma pequena trégua no período eleitoral.
Às vésperas das festividades natalinas, os racionamentos foram intensificados. Algumas áreas estão sofrendo o desabastecimento de energia por até 10 horas seguidas. A CEA justifica os apagões relatando a quebra de geradores. “Dos nove geradores só existem três funcionando”, afirmou José Liromar, Gerente da CEA de Laranjal. A geração da energia é de responsabilidade da empresa So Energy, a qual estaria boicotando o fornecimento de energia como forma de pressionar o Governo do Estado a reduzir a dívida existente.
A situação da CEA é precária. Para funcionar a contento, a estatal recebe subsídios do governo federal através de combustível. A empresa arrecada em Laranjal e Vitória do Jari aproximadamente 500 mil reais e gasta cerca de 3 milhões para manter a geração e o fornecimento de energia. A incompetência da estatal na arrecadação é eloquente. Muitas residências funcionam com redes clandestinas, cerca de 4.200 unidades tem a conta isentada pelo GEA e outras não possuem o medidor. “Sob a nossa administração, colocamos mais de 4 mil novos medidores de energia e tomamos várias medidas para evitar o furto e desperdício de energia”, informou o Gerente Liromar. Apesar dos avanços, o gerente reconhece que ainda existem muitas demandas.
O apagão tem trazido sérios prejuízos para a população em geral. Os comerciantes têm prejuízos financeiros, os trabalhadores ficam impossibilitados de realizar serviços que dependem de equipamentos elétricos e a insegurança pública aumente consideravelmente. Os índices de furtos e assaltos contra portadores de celulares e jóias, por exemplo, aumentaram bastante nas últimas semanas.
O Ministério Público de Laranjal do Jari, através dos seus competentes promotores, determinou a regularização do fornecimento de energia sob pena de sanções contra os representantes da CEA e da So Energy. Mais uma vez, o governador Pedro Paulo Dias descumpriu o compromisso alardeado por ele próprio e, a população, que se esforçou para acreditar nas suas palavras, poderá passar o natal e réveillon à luz de velas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário